Nadia Bambirra - Diretora/Produtora



Nadia Bambirra 

Diretora / Atriz / Produtora / coach 

Nadia Bambirra, atualmente está em cartaz como Mrs. Rowland, no monologo, Antes do Café, de Eugene O'neill, na concepção de Jorge Farjalla, sucesso de crítica, que estreiou, no teatro Nathalinha RJ, no mesmo teatro estreiou sua primeira direção em teatro, A Serpente, de Nelson Rodrigues. Finalizando o curta ABUSO, É professora de interpretação para a camera, na Escola de Atores Wolf Maya.
Começou seus estudos de dança e teatro, na cidade do México, com Margarita Contreras e Oscar Trejo Saragoza. De volta ao Brasil, foi assistente de Rainer Vianna e se formou na  CAL - Casa das Artes de Laranjeiras,  como atriz, e na Universidade Veiga de Almeida, em jornalismo. Foi aluna de Sergio Britto, José Wilker, Paulo Betti, Miriam Muniz, Cecyl Thiré, Rubens Correa, Juan Arcos, Wolf Maya, Moacir Goes, Angel Vianna entre outros.
 Lecionou dança e teatro, entre outras, na Escola Angel Vianna, Escola Martins Pena e na Casa da Gávea, onde também atuou como produtora e co dirigiu o espetáculo Morte e Vida Severina ao lado de Cristina Pereira.
Como atriz participou de produções de cinema, entre elas, Apartamento 601, curta metragem dirigido por Eduardo Waisman, que lhe rendeu um Kikito no festival de Gramado, Premio especial do júri, como melhor atriz,  A Opera Do Malandro, direção de Ruy Guerra, A Cor Do Seu Destino, direção de Jorge Duran, Com Licença Eu Vou A Luta,  direção de Lui Faria. No teatro nas peças: Inês De Castro - Rainha Morta, direção de Marcelo Escorel, Pedro Mico e Uma lição Longe Demais, direção de Pedro Vasconcelos, Mistérios de Curitiba, direção de Adhemar Guerra, e fez parte da Cia Contadores de Estórias, dirigida por Marcos Ribas, com sede em Paraty RJ. Na televisão participou de  A Viagem e episódios do Você Decide (Globo), Ana Raio e Zé Trovão e Na Rede de Intrigas  (Manchete).
Como produtora, no teatro e na TV, realizou diversos trabalhos a frente do CPC – Centro de Produção Cultural. Dirigiu o curta Viver!, conto de Machado de Assis, adptado por Laura Malin, com Eriberto Leão e Gracindo Jr. e narração de Rodrigo Santoro,  selecionado para a Short film Corner de Cannes. Dirigiu o documentário, A Procura Daquilo, rodado na India, durante a Kumbamela.  Dirigiu e produziu  50 episódios do programa Novos Nomes em Cena, apresentado por Paulo Betti no Canal Brasil, Indicado ao Prêmio Qualidade Brasil 2006. Dirigiu a campanha 3Rs, de Ellen Jabour. Na TV Record, dirigiu PlanoAlto, Milagres de Jesus e Dona Xepa, participou também de REBELDE,  Poder Paralelo,  Amor e Intrigas, Luz do Sol e Alta Estação.